Já fechámos a call for makers mas não fechamos o formulário.

Ou seja, muito dificilmente conseguiremos  incluir mais makers, mas se por alguma razão achares que a tarefa será fácil e que tens os meios de exposição assegurados, não deixes de preencher o formulário.

O resultado não ficou aquém das nossas espectativas, principalmente no que toca á qualidade das candidaturas que excedeu em grande parte o que esperávamos.

Temos pela frente uma grande Maker Faire!

Para arquivo deixamos aqui também as condições de exposição:

Condições base de Exposição:

Evento é gratuito para todos! Embora sujeito a candidatura prévia, queremos construir um evento o mais aberto possível.

Quanto aos critérios de avaliação: Não existem critérios – Preferimos basear a avaliação no julgamento de um Advisory Board, que para já conta com 12 voluntários de currículo Maker insuspeito (que apresentaremos mais tarde), e que acordou algumas guidelines de apreciação das propostas, trabalho que já leva adiante.

São estas, baseadas nas dos eventos anteriores já produzidos pela BRPX:

  1. projeto deve ser criativo e ter um aspeto único (inovador), por exemplo uma técnica ou processo de construção / fabrico, o reaproveitamento ou a mistura de materiais ou componentes, ou ter uma função distintiva, mesmo que seja de entretenimento.
  1. O proponente não tem necessariamente que usar tecnologia, eletricidade ou eletrónica de uma forma direta, mas tem que partilhar a experiência e o conhecimento, de preferência utilizando a plataforma Web para o efeito. Ou por outras palavras, tem que ter o sentido de comunidade e ser “open” (open-source, open-hardware, creative commons, etc.).
  1. Deve promover a interação com o público durante o evento, seja pelas características do projeto ou por acções específicas que o(s) proponente(s) pretenda(m) fazer.

Por fim, gostaríamos de fazer duas ressalvas relevantes:

  1. Os projectos mais ligados à Arte Digital, terão o nosso olhar especial se oriundos de uma génese mais Maker / DiY, mas gostaríamos que equacionassem a submissão à call do Reboot Fest, um festival de Arte Digital parceiro da MF e que acontecerá durante os mesmos dias, também em Benfica, Lisboa.
  1. Projectos que apresentem um claro objetivo comercial não poderão efectuar vendas directas na MF, trata-se de um evento de show&tell e não uma feira comercial. No entanto, consideraremos e valorizaremos duas possibilidades: A primeira será a startup Maker que apresenta uma actividade gratuita ao publico que pagará a titulo de patrocínio e comparticipação, 30 € pelo espaço standard*, caso só exponha e faça uma demonstração do produto ou serviço que vai comercializar por outra via, pagará 150 €.

A segunda será o patrocínio, e aí pedimos o contacto directo com a equipa: O sponsor pode apoiar necessidades logísticas ou de comunicação, propor prémios para Makers (já temos alguns em mente!) ou mesmo comparticipar financeiramente a feira. Para além de ser destacado no nosso site, redes sociais e comunicação, apresentaremos mais vantagens à medida do apoio. Também estamos abertos a sugestões!

Em suma, a Maker Faire é um evento de todos, pensado por todos. O regresso da Maker Faire a Lisboa, precisa dessa vossa energia, espírito empreendedor, maker e criativo. Venham as designers, os professores, os alunos, mais velhas, mais novos, todos! Cá vos esperamos para inspirar outros partilhando entusiasmo e conhecimento!

* definido consoante número de inscrições e meteorologia, mas sempre dentro dos parametros do formulário da call.
Todas as propostas que ultrapassem a exposição em mesa simples ou área ocupada por mesa simples serão alvo de análise por parte da equipa de produção que entrará em contacto com o proponente caso surja alguma questão.