Voluntaria a(s) tua(s) Impressoras 3D para que todas as crianças que visitem a feira possam levar de volta uma pequena amostra desta tecnologia: Um badge do Robot Maker Faire em PLA (by TIC em 3D)

Começou como um desafio no grupo “Movimento Maker Portugal” mas depressa alastrou e arranjou aliados. Queremos que cada criança que visite a Maker Faire Lisboa receba um pequeno exemplo / lembrança em Impressão 3D. Como está será provavelmente a tecnologia mais disseminada, não faz no nosso entender (e pelos vistos de muitos mais) que apenas vejam máquinas a trabalhar, sem que possam tocar, contar aos amigos e família.
Depois deste desafio e de algum feedback, nomeadamente da associação do Professor Artur Coelho* à iniciativa, acabámos por optar pela proposta que enviou e já estamos a imprimir!
Assim, desafiamos todos que com recurso a estes ficheiros STL (apenas um boneco ou um grupo de 9) façam o máximo de impressões possíveis, apenas em PLA.

As impressoras do Fablab Benfica já estão a produzir a todos o Gás!

 

Para nos fazerem chegar as mesmas bastará que enviem para a nossa morada:
A/C Fablab Benfica
Escola Superior de Educação de Lisboa
Campus de Benfica do IPL
1549-003 Lisboa

Em alternativa poderão trazer para a feira. Como estamos à espera de muitas crianças no dia 11 logo na abertura, o envio prévio é preferencial.

Maker Faire 2012. Day 1. Images from the Maker Faire at the New York Hall of Science in New York September 29, 2012. Andrew Kelly (UNITED STATES)

Maker Faire 2012. Day 1. Images from the Maker Faire at the New York Hall of Science in New York September 29, 2012. Andrew Kelly (UNITED STATES)

*Desenvolvido no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, o projeto TIC em 3D está focado no desenvolvimento da criatividade usando ferramentas digitais, em diferentes vertentes: na disciplina de TIC, em clube de Robótica e makerspace bibliotecário. Os alunos são desafiados a criar com programação, robótica e impressão 3D. Também colaboramos em iniciativas dinamizadas pela ANPRI (robot Anprino, concurso 3Digital, formação de professores), workshops gratuitos solicitados por escolas, e eventos fora da área da educação. Este projeto foi distinguido em 2016 com o prémio Literacia e Inclusão digital (Rede TIC e Sociedade/FCT) e Prémio de Mérito Bibliotecas Escolares (RBE) em 2017. É coordenado por Artur Coelho. http://3dalpha.blogspot.com/