Chegou o momento mais difícil para esta organização (Fablab Benfica):
– Resumir em pouquíssimas palavras o que nos vai na alma depois desta maratona, corrida contra o tempo em dois curtíssimos meses de intenso trabalho, no meio de aulas, preparação destas, organização de outras actividades com convidados internacionais, de uma reunião nacional de labs, entre outras coisas, já realizadas e a anunciar muito em breve.

Primeiro, destacamos dois lados da organização:
O Advisory Board, incansável e disponível quase de um dia para o outro para reunir, definir estratégias, contactar makers, ajudar na promoção, avaliar projectos entre outros momentos de apoio e palavras que ouvimos ao longo da feira e que não vamos esquecer tão cedo. A todos eles, muito obrigado. Em segundo ao nível profissional.

António Gonçalves – Lab Aberto, membro do Advisory Board, a emprestar uma mão à vedação do recinto. Espirito Maker no seu melhor

Estas organizações, por mais entusiastas que sejam, têm que evoluir na sua componente organizativa profissionalizando tarefas, e chamando o seu a seu dono. Assim, temos que destacar o excelente trabalho, em tempo record, de assessoria de imprensa da Catarina Monteiro, a Produção do Sebastião Bizarro e o apoio à Produção das bolseiras do Fablab Benfica, Carla Farinha e Joana Raimundo, que projectaram, limparam, montaram, carregaram, distribuíram e ainda tiveram tempo para expor o seu projecto pessoal (3Cuts).

A Equipa Fablab Benfica numa reunião já muito tardia!

Por fim, a lista infindável de apoios. Se os primeiros dois pontos, foram para nós basilares, já o apoio visível de diferentes lados faz crescer, motiva e semeia os próximos passos. Começamos pelo apoio humano: o voluntariado. Nomeadamente os que durante a semana, projectaram, pintaram, reciclaram, criaram, fotografaram e acima de tudo esperamos que se tenham divertido muito. Quase todas elas e eles, alunos do curso de AVT da Escola Superior de Educação de Lisboa: o João Martins, o Jonathan Rosildo, a Márcia Rodrigues, o João Inocencio, o Tomás Calheiros , o Simão Pinto Correia, a Beatriz Santos, o Rui Lopes, a Sandra Pires, o Gonçalo Brás, a Inês Xavier, a Catarina Ribeiro, a Inês Lima, a Carolina Cassamá, a Mariana Jerónimo, a Camila Valente, a Inês Carneiro, a Karina Antunes e a Micéu Bizarro.

 

Todos os recantos serviam. O lab estendeu-se para os corredores…

 

… e para o exterior

 

 

A manufactura do Makey Gigante do Palco foi das tarefas mais arduas.

O Rodrigo Craveiro emprestou a mão caligráfica à sinalética do recinto!

Ainda no capítulo dos apoios, os nossos patrocinadores. Desde a primeira hora, o Politécnico de Lisboa e a Escola Superior de Educação de Lisboa, nas pessoas de todos os membros da Presidência, que nos deram carta branca e apoio total, para levar avante esta iniciativa que propusemos no âmbito da nossa participação na Plataforma DDMP (distributeddesign.eu). Também sem hesitar, segue-se a Junta de Freguesia de Benfica, que delegou na incansável e sempre disponível equipa do Palácio Baldaya (onde em simultâneo decorria o evento parceiro Reboot Festival), nomeadamente na Candida Rodrigues que tanta ajuda nos deu.
Não menos relevante, como perceberam os presentes, foi a Mauser.pt: Quando nos preparávamos para reduzir a quantidade de prémios possível, pois não tínhamos tido os apoios suficientes para o efeito – não por falta de vontade de muitas organizações, mas pelo tempo de decisão que era muito curto – recebemos um telefonema do Marko Mauser a aderir também enquanto patrocinador e a demonstrar mais uma vez apoio à comunidade Maker por esta Marca. Também a expor e a contribuir para prémios tivemos o Bitalino (já sabemos que o Hugo Silva não falha a nenhuma chamada destas) que contribuiu com prémios fantásticos, a rep-rap.pt e a 3dWays.
Também de assinalar a enorme disponibilidade e leveza com que a Dholetec nos ajudou no corte a laser de elementos decorativos – foram fantásticos.
O apoio da Câmara Municipal de Lisboa também foi essencial! Tanto pela importância da presença do Sr. Vereador da Educação no encerramento e entrega do Prémio Escola como pelo apoio do Fablab Lisboa no empréstimo de equipamento próprio, nomeadamente das mesas de exposição.
A Shifter, pelo cuidado e rigor com que trabalham, pelos passos sólidos que estão a dar na procura de um novo paradigma de trabalho e práticas open em Jornalismo e Informação, fez-nos sentir que as nossas opções e apostas foram as correctas, também pelo valor que lhes atribuiu.

Ainda, e porque este texto está a ser escrito por mim – André Rocha – gostaria de dizer que a equipa fundadora do Fablab Benfica é imbatível, resiliente e pronta para muito mais – Grande Nuno Monge!!!. É certo que temos as costas quentes por uma fantástica comunidade de profissionais na ESELx, docentes e não-docentes, como as essenciais Teresa Campanella, Antónia Flores e Elsa Duarte, que nos permitiram esta tão pouca antecipação. Não vale a pena tentar explicar porquê. São uma equipa muito forte.

Por fim, um pouco de números:
– Esta edição, que marcou regresso da Maker Faire a Lisboa, foi organizada em pouco mais de 2 meses por:
– 1 produtor, 2 assistentes de produção, 2 Professores em serviço, uma assessora de imprensa, uma equipa de rotativa de 4 a 5 voluntários e um advisory board de sensivelmente 20 elementos;
– Foi visitada por sensivelmente 2500 pessoas, 400 das quais organizadas em grupos de visitas de estudo.
– Contou com 53 equipas de Makers participantes, todas compostas por mais do que uma pessoa;
– Foram atribuídos prémios em equipamentos e consumíveis no valor de 3000 euros, distribuídos pelas categorias: Maker, Escola, Projecto Educativo e Projecto com Electrónica
(adiante faremos um post de destaque a estas iniciativas premiadas, com mais cuidado e destaque)

Assim, a todos os participantes (o coração de uma Maker Faire – os Makers!), patrocinadores, equipas de trabalho e membros do Advisory Board, um muitíssimo obrigado e um até já.
As datas de 2020 serão anunciadas até ao final de Novembro e aí será altura de iniciar de novo o trabalho, desta feita com pouco menos de um ano de antecedência.

Foi uma grande Maker Faire, abrimos a lata de conserva Maker de altíssima qualidade em conjunto, e esperamos durante os próximos anos continuar a faze-lo com toda esta energia e entusiasmo.

Just Make it!

#makerfairelisboa

.