É com muito prazer que anunciamos os membros do júri desta edição da Maker Faire Lisboa, a realizar-se nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2023 no Hub Criativo do Beato. O júri foi responsável por ajudar a selecionar os candidatos que irão estar presentes no evento bem como posteriormente eleger três vencedores, em diferentes categorias, no último dia da Maker Faire Lisboa.

Como tal começamos por apresentar:

Tauan Bernardo

Designer, Maker e Educador, tem 15 anos de experiência atuando no desenvolvimento de Produto e mentoria para empresas de base tecnológica. Foi co-fundador do Garagem Fablab no Brasil e é co-fundador e Diretor do Vivalab Porto. A sua área de pesquisa e ação envolve o uso da Fabricação Digital e Inovação Livre para a promoção de tecnologias mais humanas e comunidades mais resilientes.

Carlos Alcobia

Fundador e diretor do Buinho FabLab, possui uma extensa experiência nas áreas de fabricação digital, programação e educação maker. Carlos Alcobia é ainda titular de um Doutoramento em Design pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e investigador integrado na unidade de investigação CIDEHUS da Universidade de Évora.

Catarina Tomás

Licenciada e mestre em Sociologia e Doutorada em Estudos da Criança, área de especialidade de Sociologia da Infância pela Universidade do Minho. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora integrada do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Co-coordenadora da Secção Temática de Sociologia da Infância da Associação Portuguesa de Sociologia. Autora de várias publicações nacionais e internacionais nas áreas da Sociologia da Infância, Direitos da Criança e Perspetivas Sociológicas sobre Educação de Infância.

José Vítor Malheiros

Consultor do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública e membro do Conselho da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Criou e coordenou a primeira secção semanal de Ciência no semanário Expresso (1983-1989), a primeira secção diária de Ciência no diário Público (1989) e fundou o site web do jornal Público (1995). Foi director executivo da parceria Harvard Medical School-Portugal (2009-2010) e responsável da unidade ComLab da UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento (2010). Foi membro da Comissão Nacional para o Registo de Saúde Electrónico (2011), do Grupo de Trabalho da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo sobre o Futuro da Governação dos Hospitais (2010), do grupo consultivo da Comissão Nacional da UNESCO sobre a United Nations Decade of Education for Sustainable Development. Foi durante oito anos membro da direcção da EUSJA – European Union of Science Journalists’ Associations. Foi consultor permanente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de 2013 a 2020, e fundador da Associação Portuguesa de Comunicação de Ciência.

Hugo Plácido da Silva

Concluiu o doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Informática na Universidade de Lisboa. Hugo é Investigador Sénior no IT – Instituto de Telecomunicações, onde trabalha desde 2004, e Professor no IST – Instituto Superior Técnico desde 2019. Hugo é também um inventor e empresário premiado, tendo co-fundado várias empresas inovadoras de base tecnológica, operando nos campos dos dispositivos biomédicos e da ciência de dados para os cuidados de saúde e qualidade de vida.
Mais recentemente, tem trabalhado activamente para tornar o mundo um pouco mais fisiológico através de software de código open source e conjuntos de ferramentas de hardware de baixo custo, que permitem a qualquer pessoa, desde estudantes a criadores profissionais de aplicações, criar projectos e aplicações com sensores fisiológicos.

Fernanda Ledesma

Docente do Grupo de Informática.

Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Gestão de Sistemas de E-learning pela Universidade Nova de Lisboa e também Mestre em Gestão e Administração de Escolas, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e  doutoranda em Ciências da Educação.
Atualmente é Presidente da Direção da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Diretora do Centro de Formação de Professores (CFANPRI).
Participa na organização e dinamização de vários projetos e iniciativas como as Olimpíadas de Robótica, Paptice, 3Digital e outros. Já foi juri de vários projetos e iniciativas como o apps for good, sitestar, Festival nacional de Robótica e muitos outros. Participou em vários makers faire, sendo também júri no último ano.